Sociedade

Integrada nas comemorações do Dia do concelho de Alvaiázere, a Gala do Desporto fazia inicialmente parte das atividades da Escola do Benfica de Alvaiázere/Grupo Desportivo de Alvaiázere.

A acontecer pelo segundo ano consecutivo, o Festival Literário Internacional do Interior – Palavras de Fogo (FLII) decorreu entre os dias 14 e 17 de junho. Pensado para “homenagear as vítimas dos fogos florestais de 2017”, o objetivo do FLII é levar os livros e os escritores aos sítios mais inusitados e imprevisíveis, como “fábricas, campos, praias, igrejas, mercados, romarias locais onde as pessoas trabalham e convivem”.

O Grupo de Voluntariado Comunitário do concelho de Alvaiázere concretizou a realização de duas iniciativas, um espetáculo e uma caminhada - “O Que Nos Liga”.

No dia 3 de maio, antigos alunos, colegas, amigos e família, reuniram-se para homenagear o Maestro António de Jesus Simões.

O dia 16 de março ficará marcado para sempre na memória de 15 pessoas, a maioria jovens que se encontram a fazer a preparação para o Crisma e seus catequistas. Saíram de Almoster com destino a Lisboa para fazer o bem: distribuir ajuda a pessoas sem abrigo.

Foi com um sentimento de profundo reconhecimento que, no dia 13 de janeiro, se homenagearam os combatentes alvaiazerenses com a inauguração de um monumento em sua memória

O Município de Alvaiázere promoveu a Feira dos Produtos da Terra aliando-a, este ano, à XII Feira do Livro. Decorreu de 13 a 16 de dezembro, numa tenda no Parque Multiusos, com cerca de 500 metros quadrados abertos ao público.

O chícharo venceu e convenceu. O evento “Alvaiázere, Capital do Chícharo” foi um êxito, tendo superado todas as expetativas. Alvaiázere recebeu, ao longo dos três dias de mostra económica, de artesanato e de produtos regionais milhares de pessoas que encheram as ruas da vila e trouxeram o movimento e a animação ambicionada, tendo este evento fechado a época de festas do Concelho com chave de ouro.

O descontentamento é geral. População e autarcas estão desagradados com o fecho da Estação de Correios de Alvaiázere. O serviço passa agora a ser prestado na Papelaria Alternativa, na vila, em formato de Posto de Correios.

O passeio “Na Rota do Fogo” organizado pelo Município de Alvaiázere, com o apoio do Alvaiázere Motor Clube e do Grupo Motard 5 Vilas, realizou-se no passado dia 23 de setembro, e superou todas as expetativas.