Notícias

As ruas encheram-se de gente, cor e animação para ver passar o corso carnavalesco, no domingo 23 de fevereiro. Este ano o desfile contou com a presença da artista de música popular Rosinha, que, para além de desfilar na abertura no cortejo, brindou todos os presentes com a sua atuação musical no final.

A Mata do Carrascal será transformada num Parque Botânico. Este é um projeto que a Câmara Municipal de Alvaiázere já estuda há algum tempo e, apesar de Mata do Carrascal ter sofrido uma intervenção no passado, referente à zona do parque de merendas, estruturas de apoio e balneários, Célia Marques, presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, explicou ao “Alvaiazerense” que considera que a Mata tem muito mais para oferecer do que apenas aquele espaço.

A Câmara Municipal de Alvaiázere aprovou a delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Ariques no final do mês de janeiro. Esta delimitação surgiu no âmbito do projeto “Rede de Aldeias de Calcário”, projeto da responsabilidade da Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó, e visa “promover a reabilitação e recuperação da traça original da aldeia e das suas características”, referiu Célia Marques.

Encontrando-se a meio do atual mandato, os entrevistados deste mês do jornal “O Alvaiazerense” são os cinco presidentes das Juntas de Freguesia. Conversámos com eles com vista a fazerem um balanço deste dois anos.

Abre ao público, no próximo dia 3 de fevereiro, a Loja do Cidadão de Alvaiázere, obra promovida pela Câmara Municipal, que tem um custo total de cerca de 512.000€, dos quais 300.000€ foram financiados, a fundo perdido, por fundos comunitários.

A Loja do Cidadão de Alvaiázere, instalada no rés-do-chão do edifício do tribunal, vai passar a acolher os serviços da Autoridade Tributária, do Instituto dos Registos e Notariado, do Município de Alvaiázere (com o respetivo Espaço do Cidadão) e da Segurança Social.

O Agrupamento, cumprindo o que já se assume como uma dinâmica de rotina no seu plano anual, comemorou, no dia 24 de janeiro, o seu dia, num alargado mapa de atividades dirigido a todos os ciclos de ensino e extensível à participação dos pais e encarregados de educação.

A meio do mandato “O Alvaiazerense” esteve à conversa com os vereadores do Partido Socialista que fizeram um balanço do trabalho desenvolvido nestes dois anos.

Nos dias de hoje, mesmo com o passar dos tempos, o presépio continua a ser lugar de encontro.

José e Maria foram obrigados a deixar a sua terra, embora cheios de esperança no futuro pelo filho que estava prestes a chegar, tal como milhares de pessoas que, hoje em dia, têm de deixar as suas localidades.

Tiveram de integrar-se numa terra que não os esperava e onde não tinham lugar.

No passado dia 21 de dezembro, Alvaiázere acolheu a 17ª Feira de Produtos da Terra que se realizou das 14h às 23h.

“Visioni Fotografiche” é a mais recente exposição patente no Museu Municipal de Alvaiázere. Augusto Milana, jornalista italiano com mais de 40 anos de trabalho na RAI – cadeia de rádio e televisão pública italiana – é o autor e conta que, ao longo dos anos, a sua profissão se cruzou com uma grande paixão, a fotografia, “o que se traduz nesta mostra de alguma forma como um momento de síntese e de pluralidade de pontos de vista”.