Notícias Breves

O Município de Alvaiázere tem inscrições abertas para o “Alvaiázere Capital do Chícharo - 16º Festival Gastronómico do Chícharo/38ª FAFIPA” até dia 14 de setembro. O certame, que se integra na Feira Agrícola, Florestal, Industrial e Pecuária de Alvaiázere (FAFIPA) decorre de 5 a 7 do próximo mês de outubro, no parque multiusos. No portal do município encontram- se disponíveis o regulamento e a ficha de inscrição, com o primeiro a referir que, no certame, podem participar “todas as pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que exerçam a atividade de comércio a retalho”.

O Município de Alvaiázere elegeu o centro da vila para iniciar a política de estímulo à reabilitação urbana. Consciente das necessidades do território e das oportunidades existentes ao nível do acesso a financiamento comunitário, a Câmara Municipal de Alvaiázere está a procurar atrair investimento privado associado a um forte investimento público em projetos estruturantes do espaço público (já aprovados no âmbito do Plano de Ação de Reabilitação Urbana - PARU, do Portugal 2020).

A Incubadora de Negócios do Município de Alvaiázere é parceira do projeto Taste Up, um programa de aceleração desenhado para apoiar projetos de empreendedorismo na área do Turismo Gastronómico, anunciou a autarquia.

Numa nota de imprensa, Célia Marques - presidente da autarquia - informou que o concelho de Alvaiázere vai receber um dos ‘bootcamps’, onde será administrada formação intensiva durante dois dias, a 11 e 12 de outubro, não só na área de gestão, como em áreas mais focadas no turismo, gastronomia e culinária.

No dia 15 de agosto, um incêndio deflagrou no armazém das cinco vilas, em Maçãs de D. Maria.

O edifício encontra-se, já há muitos anos, desocupado e degradado, sendo a Câmara Municipal de Alvaiázere a proprietária deste, atualmente.

De 28 de julho a 3 de agosto, o Município de Alvaiázere acolhe 200 escuteiros do Corpo Nacional de Escutas, pertencentes ao Agrupamento 57 de Benfica.

Além de proporcionar uma experiência inesquecível a estes jovens, este evento contribuirá para a divulgação do concelho de Alvaiázere, uma vez que os jovens darão conta das especificidades que marcam a singularidade do Concelho e zona envolvente, através do seu testemunho.

Depois da realização deste encontro, os jovens escuteiros envergarão nas suas fardas uma insígnia com o nome de Alvaiázere, pelo período de um ano.

O estágio de karaté da Associação Nacional de Artes Marciais (ANAM) realizou-se nos dias 6 e 7 de julho, no Pavilhão Gimnodesportivo de Alvaiázere.

Neste estágio estiveram presentes perto de meio milhar de praticantes juntamente com a respetiva família e amigos.

No passado dia 16 de junho, o Café Bar Amigos organizou um evento de angariação de fundos para ajudar os bombeiros da Corporação de Alvaiázere que, além de comida e bebida, teve música ao vivo.

Este café transmite no nome aquilo que pretende ser: um local de convívio entre amigos, sejam eles de que nacionalidade forem. Pertence a um casal inglês, John e Wendy Ryan, que em conjunto com o seu filho Paul Ryan, gerem este negócio que pretende ser de estilo familiar.

Segundo comunicado do CDS-PP, Alvaiázere tem mais um motivo do qual se orgulhar: o jovem deputado da Assembleia Municipal de Alvaiázere foi eleito para o Conselho Nacional do CDS-PP, pelo distrito de Leiria.

A eleição aconteceu no passado dia 26 de maio e foram ainda escolhidos mais sete deputados.

Esta eleição é positiva porque os temas referentes ao Concelho, que até agora eram apenas discutidos na concelhia, podem ser levados ao Concelho Nacional e, assim, ter maior visibilidade.

O PSD de Alvaiázere viveu no passado dia 9 de junho um processo eleitoral interno para escolher o novo líder da Concelhia.

Na corrida estiveram duas equipas, uma liderada por José Tiago Guerreiro e outra por Paulo Reis Silva.

José Guerreiro foi o grande vencedor. Sob o lema “Afirmar Alvaiázere”, conquistou 52% dos votos dos militantes, contra 46% conquistados pelo adversário que tinha como lema “Juntos por um futuro”. Houve apenas dois votos brancos e um considerado nulo.

Na madrugada de 8 de junho, quatro estabelecimentos foram alvo de tentativa e assalto na vila de Alvaiázere.

Sem que ninguém desse conta, as Finanças, a Incubadora, a Papelaria Alternativa e o Café do Mercado foram os locais escolhidos pelos assaltantes para o roubo ou tentativa, visto que nem em todos os sítios a sua intenção foi levada até ao fim.