Notícias Breves

No passado dia 16 de junho, o Café Bar Amigos organizou um evento de angariação de fundos para ajudar os bombeiros da Corporação de Alvaiázere que, além de comida e bebida, teve música ao vivo.

Este café transmite no nome aquilo que pretende ser: um local de convívio entre amigos, sejam eles de que nacionalidade forem. Pertence a um casal inglês, John e Wendy Ryan, que em conjunto com o seu filho Paul Ryan, gerem este negócio que pretende ser de estilo familiar.

Segundo comunicado do CDS-PP, Alvaiázere tem mais um motivo do qual se orgulhar: o jovem deputado da Assembleia Municipal de Alvaiázere foi eleito para o Conselho Nacional do CDS-PP, pelo distrito de Leiria.

A eleição aconteceu no passado dia 26 de maio e foram ainda escolhidos mais sete deputados.

Esta eleição é positiva porque os temas referentes ao Concelho, que até agora eram apenas discutidos na concelhia, podem ser levados ao Concelho Nacional e, assim, ter maior visibilidade.

O PSD de Alvaiázere viveu no passado dia 9 de junho um processo eleitoral interno para escolher o novo líder da Concelhia.

Na corrida estiveram duas equipas, uma liderada por José Tiago Guerreiro e outra por Paulo Reis Silva.

José Guerreiro foi o grande vencedor. Sob o lema “Afirmar Alvaiázere”, conquistou 52% dos votos dos militantes, contra 46% conquistados pelo adversário que tinha como lema “Juntos por um futuro”. Houve apenas dois votos brancos e um considerado nulo.

Na madrugada de 8 de junho, quatro estabelecimentos foram alvo de tentativa e assalto na vila de Alvaiázere.

Sem que ninguém desse conta, as Finanças, a Incubadora, a Papelaria Alternativa e o Café do Mercado foram os locais escolhidos pelos assaltantes para o roubo ou tentativa, visto que nem em todos os sítios a sua intenção foi levada até ao fim.

Foi no passado dia 17 de maio que o Município de Alvaiázere, juntamente com os Municípios de Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, assinou um protocolo de colaboração com a Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas para a criação de um Gabinete de Apoio ao Emigrante.

A assinatura ocorreu no âmbito da realização do IV Encontro Nacional de Gabinetes de Apoio ao Emigrante, que teve lugar em Pedrógão Grande, com o intuito de debater e partilhar as boas práticas no apoio aos cidadãos portugueses emigrantes.

Alvaiázere (GDA) com um jogo no dia 6 de maio, fora de portas, frente ao Beneditense, tendo saído derrotado por duas bolas a zero.

Na semana seguinte, no dia 13, a equipa de Alvaiázere recebeu em casa a equipa Os Vidreiros, da Marinha Grande, que derrotou pela margem mínima de 1-0.

A equipa de Ansião venceu o GDA por 3-1 na 29ª jornada, disputada no Municipal de Pombal no dia 19 de maio.

No passado dia 2 de maio o Município de Alvaiázere procedeu ao pagamento antecipado do empréstimo contraído na adesão ao Programa de Apoio Economia Local (PAEL), no valor de €1.129.758,59.

Foi em 2012 que a autarquia aderiu a este plano que permitiu aumentar a liquidez da tesouraria e fazer pagamentos que, à data, estavam em incumprimento para com os fornecedores, ficando em contrapartida obrigada ao cumprimento de um plano de ajustamento financeiro que estava previsto terminar apenas em 2026.

Joaquim Simões, que até dezembro de 2017 desempenou funções de vice-presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere (AHBVA), foi eleito presidente da direção para o triénio 2018-2020.

Para além do novo presidente, os corpos sociais da AHBVA são ainda constituídos pelo vice-presidente António Simões Ribeiro, o secretário Jaime Rodrigues Martinho e o tesoureiro Arlindo dos Santos Figueiredo.

No que diz respeito à Assembleia-geral, João Paulo Guerreiro mantém-se na presidência e no Conselho Fiscal o cargo será ocupado por Rui Oliveira.

Após a discussão pública da proposta apresentada pela Câmara Municipal de Alvaiázere, a Assembleia Municipal aprovou o Regulamento Municipal do Estatuto Social do Bombeiro Voluntário, que, seguindo os trâmites legais, entrou em vigor no dia seguinte à sua publicação.

No dia 16 de abril, o despiste e capotamento de um trator agrícola na localidade de Barreiros, na freguesia de Pelmá, fez um ferido grave e um ferido ligeiro, que foram transferidos para os Hospitais da Universidade de Coimbra e para o Hospital de Tomar, respetivamente.