PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Opinião

31 de Janeiro de 2024

Editorial

Nos dias de hoje é cada vez mais necessário que o mundo não se esqueça do Holocausto, já que existe uma corrente para o abafar e até mesmo negar a sua existência, com a agravante de tantas atrocidades se estarem a cometer no mesmo âmbito.

ler mais
31 de Janeiro de 2024

Comemora-se este ano o primeiro centenário do nascimento do poeta Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, nascido a 19 de janeiro de 1923 em Póvoa de Atalaia, no concelho do Fundão. A sua obra poética desenrolase por mais de 50 anos e foi no Porto, cidade que inspira grande parte da sua obra e onde passou mais de metade da sua vida, que acabou por falecer, aos 82 anos, no dia 13 de junho de 2005.

ler mais
31 de Janeiro de 2024

Acabamos de entrar no ano em que a democracia portuguesa assinala 50 anos de existência, com altos e baixos e as dores de crescimento próprias de um sistema político que, não sendo perfeito, dispõe dos mecanismos e instituições indispensáveis para assegurar a sua continuidade e aperfeiçoamento.

ler mais
31 de Janeiro de 2024

A 10 de Março próximo vamos ser chamados a escolher o futuro governo de Portugal.

Numa situação normalizada com o passado, estas eleições deveriam ser um passeio para o PSD/CDS (AD), pois com tanta asneira cometida nos últimos dois anos pela maioria PS em especial pelo seu actual líder Pedro Nuno Santos (PNS), a AD deveria estar nas sondagens com uma vantagem considerável do PS, mas não. Até pelo contrário!

ler mais
31 de Dezembro de 2023

A edição deste jornal revela sintonia por parte de todos os colaboradores numa temática única do Natal e de todas as particularidades que envolvem este, as suas tradições seculares, como o presépio que fez este ano 800 anos de história, tendo sido construído pela primeira vez em 1223, na Itália e pelas mãos de São Francisco de Assis.

ler mais
31 de Dezembro de 2023

Decorrido mais um ano, seria apropriado fazer um balanço das suas efemérides mais marcantes, quer pela positiva, quer pelo seu negativismo. No caso português, julgo que não será preciso um grande esforço de memória para concluir que 2023 foi fértil em casos muito pouco edificantes para uma democracia à beira do meio século.

Com efeito, o país afundou-se no meio de casos e casinhos e os portugueses viram a sua existência cada vez mais ameaçada pelas crescentes dificuldades em assegurarem a sua sobrevivência pessoal e familiar.

ler mais
31 de Dezembro de 2023

“Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade”. Esta célebre frase de Joseph Goebbels, ministro da propaganda na Alemanha Nazista, permite refletir acerca do papel das “fakes News” (termo inglês para notícias falsas) na sociedade. Estas acabam por influenciar e, de certa forma, controlar as decisões de um indivíduo. São particularmente importantes, por exemplo, no processo eletivo, por isso devemos estar muito atentos nos próximos tempos.

ler mais
31 de Dezembro de 2023

Hoje não vou escrever sobre a crise política que atravessamos.

Vou escrever sobre a melhor notícia que Alvaiázere teve nos últimos anos e que se prende com a inversão do número de habitantes no nosso Concelho.

Pode parecer coisa pouca mas não é!

Alvaiázere foi dos poucos Concelhos a nível Nacional sem contar obviamente com territórios do litoral, a aumentar a população nos últimos dois anos.

ler mais
30 de Novembro de 2023

Editorial

Depois de várias noticias que foram saindo tanto a nível nacional como internacional, aquando da descoberta das mais antigas Pegadas de Dinossauros da Península Ibérica em Alvaiázere, chegou a vez e a oportunidade do jornal Alvaiazerense, com regozijo e alegria conseguir ainda, dar em primeira mão, a voz ao protagonista desta descoberta, o investigador, João Forte, que em entrevista nos revela como tudo começou, assim como da evolução de todo o processo.

ler mais
30 de Novembro de 2023

Não podia ser se outra maneira a queda de Costa.

Quem se rodeia de pessoas como o seu “melhor” amigo, mas que agora já não é (Lacerda Machado), ou como do seu chefe de gabinete que tinha cerca de 78.000€ em notas escondidas em livros e dossiers no residência oficial do Primeiro Ministro ou seja na sede do governo (Vitor Escária), ou como seu Secretário de Estado e posteriormente Ministro (João Galamba) ou seja, tudo pessoas fieis e criadas politicamente por Sócrates não podia ter outro fim (para já, pois Costa é um animal político que não morre há primeira).

ler mais
30 de Novembro de 2023

Ninguém esperava nem se previa que, a meio da legislatura corrente, o país tivesse de ir de novo a votos para ultrapassar mais uma crise política decorrente da demissão do Primeiro Ministro (PM), António Costa, no pretérito dia sete de Novembro.

ler mais
30 de Novembro de 2023

O Dia da Floresta Autóctone é celebrado todos os anos a 23 de novembro, para assinalar a importância da conservação das florestas de árvores originárias do próprio território.

Portugal tem 103 espécies de árvores autóctones, ocupando estas cerca de 72% do território nacional.

As árvores mais emblemáticas da floresta autóctone portuguesa são: o carvalho, o medronheiro, o castanheiro, o loureiro, a azinheira, o azereiro, o sobreiro, o pinheiro-bravo, o pinheiromanso e a alfarrobeira.

ler mais