PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

106 atletas na Marcha Atlética de Alvaiázere

XXII Grande Prémio XX Légua de Marcha Atlética de Alvaiázere – “Memorial António Gonçalves”

30 de Novembro de 2023

No dia 25 de novembro Alvaiázere voltou a ser o centro e coração da Marcha Atlética em Portugal. Mais um ano e a concretização do XXII Grande Prémio e XX Légua de Marcha Atlética de Alvaiázere (GACV), em mais uma organização conjunta do Jornal “O Alvaiazerense” e do Grupo de Amigos de Casais do Vento, uma prova de há muito integrada no calendário nacional da modalidade, da FPA, e com a colaboração próxima da Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL).

Com as condições climatéricas magníficas para a prática desportiva, com céu limpo, sol radiante e temperatura agradável, o evento contou com a presença efetiva de 106 atletas federados, para um total de 110 inscrições, em representação de 22 clubes, tendo a organização, à semelhança do ano anterior em retoma após Covid, optado por estabelecer a prova na pista do Estádio Municipal de Alvaiázere.

Se acrescentarmos os dirigentes, juízes e familiares e/ou acompanhantes dos atletas, Alvaiázere recebeu nesse sábado aproximadamente duas centenas de visitantes de várias localidades deste nosso país, de norte a sul, dos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém e Setúbal, e ainda da região autónoma da Madeira. Habitualmente presentes, desta vez os marchantes espanhóis da Estremadura, por motivos desconhecidos, não compareceram.

A merecida compensação para os atletas e todos os outros elementos envolvidos na organização deste evento, com um lanche e cerimónia de entrega de troféus e medalhas e prémios monetários, muito animada, teve lugar no Bar o Estádio.

Após aquela cerimónia, a Diretora do Jornal O Alvaiazerense, Teodora Cardo, expressou os agradecimentos a todos os atletas, técnicos e clubes, aos juízes e à secção de Marcha da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, e aos demais participantes diretos na prova, incluindo os Bombeiros Voluntários de Alvaiázere que asseguraram a assistência de emergência de socorro, assim como ás alunas do Clube de História do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere. Deixou uma palavra especial aos voluntários colaboradores, bem como a todos aqueles que patrocinaram financeira e logisticamente o evento, desde a Câmara Municipal às Juntas de Freguesia do Concelho, com destaque para a de Pelmá, pela origem da paceira Associação Grupo de Amigos de Casais do Vento, e ainda ao Grupo Desportivo de Alvaiázere. Por fim e em destaque, uma referência específica e especial a uma pessoa particular, o Sr. Acácio Peralta, que vem dando um patrocínio muito significativo todos os anos contribuindo para a sustentabilidade e atratividade do evento.

Dos comentários auscultados, e apesar de ter ocorrido um incidente com uma jovem atleta, a prova decorreu dentro da normalidade, em êxito, na senda, esforço e dedicação pela continuação da divulgação do atletismo no concelho de Alvaiázere.

Quanto aos resultados, na classificação geral coletiva o grande vencedor foi a Escola de Atletismo Moita Tejo. A nível individual registam-se as classificações obtidas em absolutos pelos atletas, masculino Hélder Santos do GD Estreio – Madeira e feminino Vitória Oliveira do SLB. Uma referência para a atleta Joana Pontes do LMAC que ficou na segunda posição de absolutos e, onde todos foram/são vencedores, a participação de uma atleta no deporto especial.