PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

FICA inova com exposição de Pais Natais e Festa da Passagem de Ano

31 de Dezembro de 2023

Desde 2021 que o FICA- Festival de Inverno no Concelho de Alvaiázere, nos presenteia com momentos incríveis fruto de um dos mais mágicos programas de animação.

Este ano o programa iniciou-se no dia 15 de dezembro, prolongando-se por três semanas de muita diversão tanto para os mais pequenos, quanto para os mais velhos, até sete de janeiro de 2024.

O FICA foi criado pelo executivo camarário do atual presidente da CMA, João Paulo Guerreiro, e já vai na sua terceira edição. Abriu com sessão inaugural no salão nobre da Câmara Municipal de Alvaiázere, onde o autarca afirmou que desde 2021, ano da sua criação, a atividade tem sido um verdadeiro sucesso para as famílias alvaiazerenses e para o grande número de visitantes.

Após a cerimónia de inauguração, seguiu-se uma arruada pela vila com a Banda da Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília.

Este natal o FICA inovou o seu programa natalício trazendo uma megaexposição de pais natais que vai estar exposta até ao fim da atividade.

No evento os visitantes podem usufruir de diversos equipamentos, tais como: Pista de Gelo; Carrosséis; Casa do Pai Natal; Insufláveis; Piscina com Bolas; Ateliers; Espaços “insta gramáveis” para os jovens; Presépio; Árvore de Natal; Música; e muito mais…

Apesar de todas estas atividades o que realmente chama a atenção do público, é “A Maior Exposição de Pais Natais do País!”, como já foi considerada, fazendo parte destas cerca de 3.000 figuras de pais natais, que vão estar patentes ao público até ao final do evento, dia sete de janeiro de 2024.

De salientar que a exposição referida faz parte de um espólio de cerca de 10.000 Pais Natais que estão à guarda da Câmara Municipal de Alvaiázere, que pretende com esta fazer um ensaio, para que no futuro se possa expor na totalidade toda a coleção.

Em 2024 a magia e animação continua para os mais novos e suas famílias

O FICA, este ano, além de nos ter surpreendido com a inovação da Exposição de Pais Natais, que a todos encantou, também programou uma Festa de Passagem de Ano, que no programa do FICA é inovação, no entanto foi uma festa iniciada por outros executivos de forma sumptuosa e brilhante, tanto na decoração como nas ementas requintadas e realizada por vários anos.

Assim, após um longo interregno reaparece esta festividade, naturalmente num contexto mais festivo proporcionado pelo evento do FICA, e deixa em expetativa muitos alvaiazerenses que pretendem participar.

No dia 30 de dezembro, já estará este jornal nas bancas das papelarias do concelho, e na tarde desse dia realizarse-á um programa para os mais pequenos com a contadora de histórias Liliana Gonçalves. A noite será animada com a atuação do Spice Boys e o DJ, K Miranda.

A noite da passagem de ano será de Festa com jantar, muita música e fogo-de-artifício.

A partir das 22:30 horas atuará o Grupo Só Ritmo, seguido pelo Funk Boys, com interrupção à meia-noite para dar as boas-vindas ao Ano Novo 2024, com fogo-de-artifício.

E como já é tradição, no primeiro fim-de-semana do novo ano, realiza-se na noite de cinco de janeiro de 2024, a partir das 19:00 horas, na tenda do FICA, o Cantar dos Reis, com a participação de muitos particulares associações e escolas do concelho.

O evento do FICA encerra no dia sete de janeiro, com, o habitual, Concerto de Ano Novo, dinamizado pela Alva Canto com o Coro, Infantojuvenil e o tradicional, Coro Alva Canto.