PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Passagem dos Símbolos da JMJ por Alvaiázere

30 de Abril de 2023

Visita dos Símbolos da JMJ ao COT S. João Paulo II

Decorreu durante o mês de abril a peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude pela Diocese de Coimbra e coube ao COT S. João Paulo II acolher os mesmos nos dias três e quatro de abril.

Depois de umas longas semanas de preparação desta visita, foi com grande expectativa e ansiedade que o COT S. João Paulo II recebeu na Igreja de Pussos, na noite de três de abril, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Partindo em modo de cortejo até à frente da Câmara Municipal de Alvaiázere onde foram acolhidos pela comunidade, pelos jovens e por várias associações do concelho. A Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília recebeu este cortejo com música até à Igreja Matriz de Alvaiázere. Nesta procedeu-se a uma pequena cerimónia, onde todos os presentes tiveram a oportunidade de tocar os símbolos, seguindo-se uma procissão das velas, que passou pelas ruas da vila, pelo Estádio Municipal e terminou nos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere com a atuação da Fanfarra e com umas breves palavras do presidente da direção. Do recinto dos BVA, os Símbolos rumaram até Santiago da Guarda, tendo ficado estes em vigília durante toda a noite.

Na tarde do dia quatro de abril, regressaram e foi a vez das instituições da Unidade Pastoral AMMA, receberem os símbolos, com a sua passagem por: Almoster, Igreja Paroquial e ASCRA; Alvaiázere, CAO, Lar de S Jorge e SCMA; Maçãs de Caminho, Igreja Paroquial e Associação; Maçãs de D. Maria, Lar Conchego, Igreja Paroquial e Lares I e II.

Os símbolos foram acolhidos por todos, com muita emoção, em que um utente referiu “…muito obrigada por esta tarde, para mim poder tocar na Cruz Peregrina foi muito importante”. Enfim, “Uma tarde de oração, entoação de cânticos eucarísticos, alegrias e amor ao Bom Pai”.

E deixamos o testemunho dos organizadores deste evento: “a visita destes dois símbolos tão importantes e com tão grande História e Significado foi algo muito especial, ressuscitando em todos nós a capacidade de servir e entregar a nossa vida a Deus”; “Foi uma experiência impossível de descrever e de explicar e que ficará certamente marcada no coração daqueles que tiveram oportunidade de viver este momento”; “Apesar de terem sido 24h bastante exigentes, por todo o programa que foi desenvolvido, pelo vasto território que o COT S. João Paulo II abrange, foi com uma tremenda alegria que sentimos como foram bem acolhidos”; “Em cada visita que fizemos, em cada quilómetro que percorremos, sentia-se claramente a presença de Cristo Vivo e Ressuscitado, um Deus de Amor que se entrega na Cruz e que, de braços abertos, acolhe todos aqueles que n’Ele confiam”; Viveram-se momentos únicos, onde Sentimos também a ternura de uma Mãe que procura sentar os seus filhos no seu colo e acarinha-los para que as suas dores sejam ultrapassadas e as suas Alegrias sejam celebradas”; Independentemente da Fé de cada um, esta visita aproximou as pessoas, algo que nos últimos tempos se tinha perdido um pouco, devido à pandemia. E, por isso, estamos imensamente gratos por esta experiência e pela forma como todos se entregaram a este Projeto”.

O COT S. João Paulo II, deixou um especial agradecimento ao Pároco da U.P AMMA André Sequeira, ao Município de Alvaiázere, às Juntas de Freguesia, aos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere, à Fanfarra dos Bombeiros, à GNR, ao Grupo Motard 5 Villas de Maçãs de Dª. Maria, ao Grupo Desportivo de Alvaiázere, à Acredem, ao Alva Canto, à Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília, à Fotógrafa Paula Cassiano, à Rita Guarda da Doce Tradição, às Irmandades, aos Jovens e Catequistas, ao ATL de Alvaiázere, à Tuna da Santa Casa da Misericórdia, ao Jornal, “O Alvaiazerense “. Um agradecimento extensivo a toda a comunidade que esteve presente e colaborou, assim como, “a todas as instituições que abriram as suas portas e os acolheram com tanto amor e de forma tão carinhosa”. E por fim desejaram, “Que este exemplo de Comunidade continue a refletir-se nas nossas vidas e que o Dom da Entrega, do Serviço, da Partilha e do Amor, sejam sempre o mote para continuarmos o Caminho. Um Caminho de Paz e de profundo Amor em Jesus Cristo”.

Passagem dos Símbolos da JMJ no COT F.A. Z+

No âmbito da preparação do evento previsto para agosto em Lisboa, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, cruz peregrina e ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, foram recebidos no COT F.A.Z+ nos passados dias dois e três de abril, e estiveram presentes na Unidade Pastoral Nossa Senhora do Rosário na tarde de dia três, pelo que foram os pioneiros na Diocese.

Fizeram o percurso noticiado na última edição do nosso jornal, e sobre este, uma das organizadoras, Patrícia Henriques refere, “Estes dias foram um momento único de encontro pessoal com Deus. Não fiques imune ou indiferente, deixa-te tocar e diz, tal como Aveiro, um forte e convicto SIM”. Revelou ainda a alegria pela passagem dos símbolos, “Tivemos o prazer de os ter na nossa Unidade Pastoral no final do dia três de abril, terminando com a passagem para o COT S. João Paulo II - JMJ 2023”.

E deixou um agradecimento, “às Juntas de Freguesia de Pussos S. Pedro e de Pelmá, que fazem parte da nossa Unidade Pastoral, pela sua presença ao longo da passagem dos símbolos”. Um agradecimento extensivo, “ao Município de Alvaiázere e também ao Moto Clube de Ferreira do Zêzere, Serviços Bombeiros de Ferreira do Zêzere, Bombeiros Voluntários de Alvaiázere, GNR de Ferreira do Zêzere e Alvaiázere, ao Agrupamento 988 - Ferreira do Zêzere, ao Grupo de Jovens Audax, a Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense, ao Rancho Folclórico da Freguesia de Pussos - RFFP e a todas as pessoas que se juntaram a nós neste caminho”.

E concluiu com um desejo, “Que continuemos a fazer este caminho juntos....”