PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Opinião

30 de Abril de 2022

25 de abril de 1974 uma data que jamais pode ser esquecida que nos libertou da polícia política, que enviou milhares de opositores ao regime ou simples suspeitos para a prisão e campos de concentração, violou correspondência dos cidadãos, e as residências consideradas suspeitas eram invadidas pelos seus agentes tanto de dia como de noite.

ler mais
30 de Abril de 2022

Não era minha intenção voltar a escrever sobre este tema, mas não consigo deixar de pensar que, por solidariedade, admiração e respeito, não posso silenciar o esforço, o sacrifício, a abnegação e o heroísmo demonstrado, há mais de dois meses, pelo povo ucraniano.

ler mais
30 de Abril de 2022

Em 2022 já são mais os anos vividos em democracia do que em ditadura mas comemorar o 25 de abril, Dia da Liberdade e da Democracia, ainda fará sentido? Fiz a mim mesmo esta pergunta ao visionar o comentário semanal de Marques Mendes na televisão, Não é que, e enquanto ele dissertava sobre o 25 de abril, apareceu no ecrã, em letras garrafais, a legenda: “Dia da Liberdade e da Revolução dos Escravos”? Sim, valha-me santa Engrácia, dos Escravos! Como é de supor, escangalhei-me a rir.

ler mais
31 de Março de 2022

Editorial

Nesta edição de março de 2022 escrevo estas linhas do editorial pensando nesta catástrofe humanitária que a todos inquieta profundamente.

A invasão da Ucrânia por parte da Rússia levanta questões muito preocupantes, que nos levam a questionar sobre o que cada um de nós pode fazer para que o século XXI não seja um tempo de guerra, mas de paz.

Ao longe sentimo-nos impotentes face a algo que todos os dias nos entra nas nossas casas, mais parecendo um filme de terror e surreal, mas efetivamente real de mais.

ler mais
31 de Março de 2022

Atravessamos uma época de crescente medo e incerteza. Como se não bastassem as alterações climáticas e a Covid-19, agora, passados 80 anos, novamente pela mão de um ditador, a guerra regressou à Europa.

Como também é evidente, os nossos paladinos, Estados Unidos e Europa Ocidental, não são santinhos. Durante anos “engordaram o urso” e, após algumas pequenas provocações, ele despertou. Os grandes interesses económicos agradecem.

ler mais
28 de Fevereiro de 2022

Editorial

Nesta edição as temáticas principais cruzamse. Revelamos a destreza dos pombos correios que voam em liberdade e conseguem fazer felizes todos os que se dedicam ao desporto columbófilo. E informamos o que foi feito no Dia Mundial do Cancro, celebrado a quatro de fevereiro, para que a prevenção atenue esta doença galopante, que nem a pandemia conseguiu abafar.

ler mais
28 de Fevereiro de 2022

Embora não seja da minha família política, tenho de admitir que António Costa é de longe, o melhor político Português.

Não tem nem de perto, nem de longe, interna ou externamente, ninguém que “chegue aos seus calcanhares”.

Com a maioria nas eleições de Janeiro, consegue arrumar a um canto aqueles que o levaram ao estrelato em 2015, mas que ao longo deste tempo se foram tornando insuportáveis, nomeadamente aquela cambada de “pseudo” intelectuais de esquerda do Bloco de Esquerda com as meninas Mortágua à cabeça e a “ miniatura” da Catarina Martins.

ler mais
28 de Fevereiro de 2022

Os humanos são uma espécie estranha. Depois de dois anos de guerra contra um inimigo quase invisível que causou milhões de mortes e depauperou as economias de tantos (os mais pobres) países surge alguém, aparentemente louco, capaz de dar início a uma guerra de consequências imprevisíveis.

Somos piores que bichos e a única coisa certa é, para muitos, a morte que chegará mais cedo. Apetece-me dizer que não toca quem deveria tocar…

ler mais
31 de Janeiro de 2022

Editorial

ler mais
31 de Janeiro de 2022

Nos últimos meses assistimos a dois casos que merecem ser evidenciados e elogiados no que toca à recuperação do património histórico edificado.

Falo da recuperação da antiga igreja de Almoster e do Armazém das Cinco vilas em Maças de Dona Maria.

Se ao longo dos tempos tantas e tantos “pseudo” especialistas do património criticaram o estado de degradação dos edifícios de que falo, é mais do que justo salientar as obras de beneficiação do que foram e são alvo respectivamente.

ler mais
31 de Janeiro de 2022

No momento em que escrevo este artigo, ainda decorre a campanha eleitoral e tenho verificado que se fala muito sobre os direitos dos animais e pouco ou mesmo nada sobre a sobrevivência do nosso sistema de Segurança Social.

Ao futuro governo, independentemente da sua cor política, cabe a árdua tarefa de agir e implementar medidas que, de forma rápida e eficaz, combatam a ” pandemia demográfica” que atinge Portugal pois, a fazer fé nas estatísticas, 2021 foi o ano em que nasceram menos crianças em Portugal.

ler mais
31 de Dezembro de 2021

Editorial

Um marco importante para o início do ano de 2022 serão as eleições a 30 de janeiro onde os portugueses vão eleger os deputados para a Assembleia da República e decidir o futuro de Portugal, pelo que será importante, com responsabilidade e sentido crítico na análise das diversas propostas de candidaturas, todos os cidadãos cumprirem o seu dever cívico, mas naturalmente, em segurança, respeitando na íntegra as recomendações emanadas pela Direção Geral de Saúde.

ler mais