PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Alva Canto dinamiza atividades com mérito

31 de Janeiro de 2024

As valências da Alva Canto da Associação de Cultura, de Alvaiázere tiveram uma intensa atividade em época de Natal, conforme confirmado pela direção, “A época de Natal, cujo imaginário é, em boa parte, cultivado por melodias e canções associadas a este período, acarretam, pois, uma agenda muito preenchida, em particular para as secções desta associação ligadas à música”.

E, continuou a descrever as diversas atuações dinamizadas com êxito para a comunidade, “o Coro Infanto-Juvenil de Alvaiázere teve cinco atuações, neste período. Na noite do dia 13 de dezembro, participou na festa de Natal do ATL de Alvaiázere (entidade parceira da Alva Canto na dinamização deste grupo), seguindo-se, no dia 16 do mesmo mês, a atuação no espetáculo solidário “100% com o Lourenço”, decorrido em Avelar, promovido pela Escola Tecnológica e Profissional de Sicó. Já quase em véspera de natal, o coro dos mais pequenos abrilhantou a festa de natal do Lar S. Jorge II, em Alvaiázere, numa atuação dirigida não só para os utentes, mas também para as respetivas famílias. Já em 2024, os membros do Coro Infanto-Juvenil integraram o grupo da Associação, cantando os Reis pelas ruas do concelho. A findar as atuações desta época, regista-se a participação deste grupo coral no Concerto de Ano Novo, integrado na programação do Festival de Inverno do Concelho de Alvaiázere (FICA), promovido pela autarquia”.

Também os alunos da Alva Canto Academia de Música tiveram a oportunidade de revelar o profícuo trabalho desenvolvido, através das audições inseridas na programação do FICA. Assim, a 16 de dezembro, atuaram os alunos das classes de acordeão, de bateria e de violino e a 17 de dezembro os alunos de canto, de flauta de bisel, de guitarra e de piano.

E como tem sido habitual, mais uma vez o Coral Alva Canto, cumpriu com a tradição dos Cantares dos Reis pelas ruas do concelho, na noite de cinco de janeiro, integrando também o Coro Infanto-Juvenil. Que segundo a direção, “estimula a confraternização e o salutar convívio entre gerações, contribuindo para perpetuar nos mais novos a cultura e os costumes identitários de Alvaiázere”.

No dia sete de janeiro, tal como no cantar dos reis, os dois coros dinamizaram um belíssimo Concerto de Ano Novo, na Igreja Matriz de Alvaiázere, com um repertório eclético, conforme a época e o espaço de culto em que a atuação decorreu, tendo sido interpretadas peças de cariz mais popular, sacras, e de diversas épocas, desde o período renascentista até autores contemporâneos.

De salientar, que parte de o repertório foi interpretado em conjunto com uma pequena orquestra, um quarteto de cordas e piano, dando um brilho diferente à performance do Coral Alva Canto.

Neste concerto foi feita a estreia de cinco novos coralistas, informou a Direção,“contando o Coral Alva Canto, atualmente, com 30 elementos, a maior formação dos últimos anos”.

A culminar a intensa atividade da associação, o Coral Alva Canto protagonizou um concerto no dia 18 de janeiro, pelas 21:00, no auditório d’ “A Moagem - Cidade do Engenho e das Artes”, integrado nas Jornadas de S. Sebastião, no Fundão, a convite do município.

Esta intensa atividade, com mérito, desta Associação, revela um disciplinado trabalho e dedicação de todos os envolvidos, mas que é compensador, conforme revela a direção, “ foi um período exigente, mas extremamente reconfortante, terminando com um misto de sensações: se, por um lado, há o alívio do dever que foi cumprido, anseia-se já pelos próximos desafios, fazendo prova da assertividade do adágio popular que reclama que “quem corre por gosto não cansa”.