PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Eleições

30 de Setembro de 2019

Em Portugal ocorrem cinco tipos de eleições, as presidenciais, as legislativa regionais, as legislativas, as autárquicas e as europeias. De todas as eleições referidas, só as europeias é que não são especificas do nosso país, já que se realizam, por toda a Europa, para eleger para o parlamento europeu os representantes de cada país.

Das quatro eleições realizadas especificamente no nosso país, todas se realizam de quatro em quatro anos à excepção das presidenciais que se realizam de cinco em cinco anos e elegem o mais alto representante da nação, o Presidente da República.

As eleições legislativas regionais, elegem os representantes da Assembleia Regional, assim como o Governo Regional das regiões autónomas da Madeira e dos Açores e que se realizaram no passado 22 de setembro. No continente as legislativas elegem os deputados à Assembleia da República e naturalmente o Governo e vão realizar-se no próximo dia 6 de outubro.

As eleições autárquicas destinam-se a eleger os orgãos autárquicos, a Câmara Municipal, a Assembleia Municipal e a Junta de Freguesia, e são as eleições que estão mais próximas das pessoas por estarem mais relacionadas com a vida quotidiana dos cidadãos e as suas campanhas eleitorais são mais agitadas e envolventes, o que não se verifica com as legislativas onde existe um maior distanciamento principalmente nas zonas rurais. No entanto em Alvaiázere verificou-se algum movimento no dia da feira semanal, quarta-feira, no mercado e pela vila, dos partidos, PPD/PSD, Partido Social Democrata e do PS, Partido Socialista. Do CDS-PP, CDS/Partido Popular fomos informados que fará a sua campanha na última semana também no dia do mercado.

Numa democracia representativa, como a nossa, a escolha dos 230 deputados para a Assembleia da República é feita pelos cidadãos recenseados, por voto secreto e pessoal, porém estes não elegem diretamente os deputados, pois a votação é feita sobre listas plurinominais e fechadas de coligações ou partidos, compostas por militantes e podendo integrar independentes ou seja cidadãos que não são militantes. É utilizado o sistema de representação proporcional com a conversão em mandatos pelo método de Hondt. Os ciclos eleitorais correspondem aos distritos, pelo que será importante para os alvaiazerenses conhecerem os cabeças de lista e respetiva equipa, dos diversos partidos, pelo distrito de Leiria, para em consciência, cumprirem o seu dever cívico. A abstenção não é solução, pois não revelamos se estamos contra ou a favor. Mostre que tem responsabilidade social e compareça no dia 6 de outubro.