PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

VIVER NUMA ESTUFA?!

31 de Agosto de 2018

A 4 de Agosto foi batido o recorde de temperaturas, desde que há registos, em pelo menos 25 estações meteorológicas do nosso País. Tem sido frequente o aumento de fenómenos extremos de temperatura, com secas e incêndios devastadores. Ressaltam as tempéries inusitadas nos países escandinavos, como Finlândia, Noruega e em especial a Suécia, com incêndios devorando florestas, algumas muito próximas da região ártica. O termómetro na Sibéria chegou aos 40 graus. Na Califórnia, são milhares os hectares queimados, com incêndios que duram há várias semanas. Parece não haver dúvidas que as alterações atmosféricas são causadoras do aumento de fogos florestais. Revista científica alerta que o planeta está a chegar a um ponto sem retrocesso, com as temperaturas nos próximos anos a lograrem aumentar 4 a 5 graus. Isto apesar de se poderem cumprir as metas previstas para a emissão de dióxido de carbono, mas que poderá ser insuficiente para alterar o rumo. Será igualmente necessário, melhorar a gestão das florestas, agriculturas e solos, entre outras medidas. Caso contrário, a Terra poderá tornar-se uma grande estufa. O degelo dos glaciares irá provocar o aumento dos níveis dos oceanos, com a inundação de zonas costeiras e certos locais deixarão de poder ser habitados. Os avisos são muitos e diversos, mas haverá retorno!?

Na política nacional a grande novidade, prende-se com o despontar de novos partidos políticos, existindo já o Iniciativa Liberal e em formação a Democracia 21, o Partido Libertário Português e o Aliança, este mais badalado, por ser da iniciativa de Pedro Santana Lopes, a “eterna promessa” e que já fez saber que irá “obrigar” os restantes a modernizarem-se. Muita curiosidade no que vai dar.

No Concelho, como é habitual, no “querido mês de Agosto”, as tradicionais festas multiplicaram-se e as tradições cumpriramse com a presença dos emigrantes que aproveitam para matar saudades dos familiares, amigos e da terra. Sempre a gosto!