PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

O Futuro

30 de Novembro de 2017

No início de Novembro realizou-se a 2ª Edição do Web Summit, considerada a maior cimeira tecnológica do mundo e que trouxe milhares de empreendedores ao nosso País. A Inteligência Artificial (IA) esteve em destaque e a Sophia e o Einstein, tiveram um diálogo impensável há poucos anos. Trata-se de dois robôs humanóides que dialogam, têm gestos e tiques de pessoas e que nos avisaram “que vão ficar com os nossos empregos”. Pois! Na indústria há décadas que os robôs substituíram as pessoas. Recentemente no Japão, uma companhia de seguros despediu 34 pessoas que faziam cálculos de valores a pagar em apólices, adoptando a IA. Foi publicitado que um robô chinês tornou-se a primeira IA certificada para praticar medicina, depois de ter passado no exame do seu país. O futuro já chegou!

Preocupante a seca que atingiu o nosso País e que segundo especialistas se deve ao aumento da zona climática tropical, em que o deserto está a ser empurrado para norte. Haverá necessidade de mais Alquevas, pois se Portugal não armazenar e economizar água para usar no Verão não será apenas a agricultura que estará em causa, mas sim a sobrevivência do próprio país. Igualmente haverá estudos que alertam para a Península Ibérica poder ter no futuro secas de oito anos! Curiosa e interessante a sugestão de transferir os sobreiros para o norte do país, considerando que o montado não sobrevive com a falta de água, pelo que para manter a produção da cortiça será razoável ajudar o montado a migrar em altitude e para o norte, sugerindo-se os locais que foram afectados com os incêndios. Seria inteligência, neste caso, natural!

Na CCA, apresentámos o orçamento para 2018 e constata-se que para o jornal continuar a chegar à comunidade alvaiazerense, as margens são cada vez menores. Tal como o concelho perde população, basta ver as páginas de necrologia deste mês, também o jornal perde assinantes, pelo que não é difícil adivinhar o futuro, ou robôs… ou teremos de aumentar o valor das assinaturas. Para todos os nossos leitores, Boas Festas!