PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

SETEMBRO ESCALDANTE

30 de Setembro de 2018

Voltou a vida a Alvaiázere! É cíclico, nos meses das férias escolares a vila fica despovoada e deserta, mas em Setembro renova-se e a vila volta a fervilhar. As “andorinhas” voltam sempre no Outono!

Foi intensa a discussão à volta da renovação do mandato da Procuradora Geral da República, tendo-se politizado e extremado, mas ainda assim, preferível a estar-se a discutir os números da economia ou do desemprego. Como os elogios se superiorizaram às críticas tudo levaria a crer que a recondução aconteceria, já que a Constituição não o impedia. A solução, com a indigitação da adjunta, apesar de inesperada parece ter satisfeito as duas teorias do mandato longo/único e o da continuidade. O essencial é que a justiça funcione independentemente do nome, posição, pobreza ou riqueza. E fundamentalmente, que seja célere, para que possa contribuir de forma decisiva para a modernização do País.

Por vezes há notícias que passam despercebidas e que necessitam de visibilidade, como a da fundação Champalimaud ir construir um centro de investigação e tratamento do cancro do pâncreas, em grande parte, graças a um mecenas francês. Congratulamo- nos com notícias destas, apesar de nas últimas décadas ter aumentado a percentagem de cura de doenças oncológicas, a do pâncreas é das mais mortais. Serão 200 especialistas a estudar a doença. Fundamental que os resultados possam beneficiar a população em geral e não apenas um pequeno grupo de privilegiados com poder económico para o efeito.

Por cá iremos ter a 38ª FAFIPA/16º FESTIVAL GASTRONÓMICO DO CHÍCHARO numa nova data e para já com vantagens visíveis, com um leque de artistas nacionais de topo e certamente a custos de época média/baixa. A visibilidade será ampliada com a presença da televisão e em breve não haverá ninguém que não saiba onde fica a Capital do Chícharo. Pena é, que quando se pretende degustá-lo, nem sempre exista oferta local. Mas lá chegaremos!