PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

... factos, e não só

30 de Junho de 2016

“O Alvaiazerense” voltou à participação na FAFIPA, nesta 36ª edição, também Festival Gastronómico do Chícharo, contando esta a 14ª edição, inicialmente separados mas sendo as recentes em união de facto. De facto, após o “cuspo ao ar” do dito cujo da pasquinhês, a direção deste Jornal voltou a marcar presença e fê-lo, como sempre no passado, com isenção, no espírito de integração, colaboração e solidariedade institucional para com este evento municipal que mostra anualmente a vivacidade da nossa terra, o concelho de Alvaiázere, em contributo para a sua divulgação e valorização. Singelamente, optámos por uma retrospetiva das reportagens da FAFIPA dos últimos 5 anos (ora, em tempo do dito cujo), sendo que à passagem da ilustre comitiva de inauguração pelo pavilhão, a “faixa” onde o tal constava, em isenta reportagem, veio abaixo, talvez por forças empapeladas em truques de ilusão à distância. Momentaneamente, pois a nossa integridade repôs o cenário. Nada que estragasse os cumprimentos cordiais de Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, também ali alvo direto de várias reportagens e que testemunham o gosto afirmado das suas visitas a Alvaiázere.

Seguindo (opss!, o cuspo caiu-lhe em cima, do cujo dito), regista-se a sobriedade das cerimónias de inauguração do certame e da comemoração do dia do concelho, onde os discursos, diria, tiveram substrato. Não posso deixar de registar e salientar neste espaço a homenagem prestada a Francisco Caetano da Silva. As razões são públicas, mas também, confesso, pessoais e diretas em função do relacionamento profissional vivido no âmbito da instituição Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere. Não havendo vivências ou convivências perfeitas, relevo acima de tudo o carater sério, o rigor do controlo e acompanhamento, o empenhamento e dedicação solidária às causas e projetos, pequenos ou grandes, a sensatez da ação no conflito. Um conjunto de experiências de vida e profissionais em contributo de formação e aprendizagem, granjeadores de respeito e que com satisfação me permito nesta oportunidade agradecer.

Rondando pela feira, sóbrios estavam todos os que não foram alvo da ação de prevenção e segurança montada pela nossa Guarda. A marcar pontos, a sobriedade poderá ser uma oportunidade de negócio: não bebi, conduzo os outros, tipo uber. Quanto vale? Em euros ou em libras?

Libra!? Livra que lá fora, sóbrios ou não, os Unidos do Reino referendaram-se pela saída da desunião europeia, ou melhor da União Europeia de alguns, marcando um tempo para “derivações” aleatórias, mas que também deverá ser de reflexão obrigatória sobre objetivos e justificação dos fins pelos meios. Mas atenção, porque o capitalismo desenfreado é de memória curtíssima, e há tantas armas...

Bom, voltando à feira, é de salientar o número de participantes no passeio equestre, 202 conjuntos de cavalo e cavaleiro. Um facto, revelando afinidades em crescendo, locais e de visitantes.