PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Concordâncias e Discordâncias

31 de Dezembro de 2019

Alvaiázere, seus contrastes, discrepâncias e singularidades…

Isto a propósito de uma notícia do semanário, O Jornal de Leiria, de 5 de Novembro último, referindo dados do jornal Expresso, que fez um cruzamento entre a base de dados do registo automóvel gerido pelo Instituto dos Registos e Notariado, com os números do Instituto Nacional de Estatística e da Autoridade Tributária, e, percebeu, que há dezenas de concelhos onde o rendimento declarado no IRS é dos mais baixos do País, seno mesmo consideradas áreas interiores deprimidas, e onde o parque automóvel apresenta um valor superior ao da média nacional para veículos do tipo carros de luxo e premium. Refere ainda o Expresso que em Portugal há em média 1,2 carros deste segmento por cada 100 mil euros declarados para efeitos de IRS. Contudo há municípios onde o número de viaturas quase duplica. Na nossa região, diz o jornal de Leiria “à frente de todos os outros concelhos, surpreendentemente, está Alvaiázere, com 2,1 veículos (Leiria, curiosamente, apresenta um valor de 1,4)”.

Mostra ainda o jornal, face aos dados cruzados e referente aos 308 concelhos do País, este curioso quadro: “ Alvaiázere ocupa o lugar219.º no top do poder de compra nacional, o lugar 241.º no top do IRS declarado e o número 31.º no top nacional dos carros de luxo e premium”.

Curioso…

Se fosse ainda um jovem, pensaria talvez, fazer um doutoramento em psicologia, ciência que estuda as ideias, sentimentos e determinações cujo conjunto constitui o espírito humano, tendo por base Alvaiázere e o seu povo, face aos seus comportamentos, ideias, sentimentos, consciência e moral.

É que não podemos pensar apenas nos dados referentes aos carros, mas também a outros sinais exteriores de riqueza e ainda às suas ideias, maneiras de pensar e agir, e perguntar de onde vem tanto dinheiro, se os vencimentos são fracos, se os lucros são nulos, se os valores do poder de compra são tão baixos? Há rendimentos não declarados? Há fuga generalizada aos impostos? Há benefícios recebidos indevidamente ou dinheiros por baixo da mesa?

Ou… Ou… Ou…?

Mistérios que nos fazem pensar… Ou como diz o velho ditado “Quem cabritos vende e cabras não tem, de algum lado lhe vem.”

Por alguma razão também, Alvaiázere é o concelho mais conservador politicamente e não só, de há 40 anos a esta parte, do território nacional.

Boas Festas e um óptimo 2020.