PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Não está certo

30 de Abril de 2017

Aos amigos leitores que apreciam aquilo que eu escrevo, quero pedir desculpa, por não ter aparecido no Alvaiazerense o meu nome. Mas nem sempre estamos inspirados para dizer o que nos vai na alma. Mas desta vez vamos ao que interessa.

No jornal CORREIO DA MANHÃ, datado de 06/04/2017, e logo na primeira página, vem escrito em letras gordas o seguinte: “TRIBUNAL CONFIRMA CINCO ANOS DE PRISÃO PARA VARA” juízes duros com políticos que usam dinheiro público como se fosse seu.

Em comentário meu, sempre pensei que gente como esta não se metia em apuros deste calibre, que tivessem alguma vergonha na cara. Mas de facto não a têm. Talvez estejam convencidos de que quando morrerem levarão o dinheiro todo para o Além ou seja para o outro Mundo. Mas podem estar descansados que não o levam. Deixam cá tudo para os que hão-de vir estafarem.

São estes que apelidavam os antigos disto e daquilo e, agora são eles a darem a cara. Onde está a vergonha? Não vejo nenhum miserável da rua a desviar o dinheiro que é de todos nós, pequenos contribuintes. São sempre os senhores graúdos. É ou não verdade?

Estes cinco anos de prisão em que aquele cavalheiro foi condenado, em meu entender, apenas cumprirá dois anos e meio, porque como se portará bem vem para a rua após meia pena cumprida, além de umas saídas precárias. E, lá fica ele como a quantia de dinheiro em seu poder, quando ele é dinheiro público, como diz o jornal. Estes cavalheiros de certo grau cultural deviam dar exemplos aos pobres trabalhadores rurais, que pouco mais sabem do que fazer o nome e que vão votar nos actos eleitorais. Não o fazem, pois, o dinheiro é um material sonante do mais lindo que há, ele até os encanta, ficam cegos com ele, ganha cola nas mãos deles. Enfim, não têm vergonha. Dizem que os Juízes são dotados do sexto sentido. Eu estou convencido que isso é verdade. No mesmo jornal ainda consta: “O advogado admite que pode recorrer ainda para o tribunal constitucional, mas as esperanças são poucas e ainda Armando Vara poderá mesmo chegar ao julgamento do caso MARQUÊS, no qual também é arguido, em prisão efectiva”. Em comentário meu “andam todos para o mesmo”. Onde está a honestidade por eles apregoada perante o pobre trabalhador rural que pouco mais sabe do que fazer o nome? Eu tinha vergonha de responder em público por crimes desta natureza. Mas ainda há mais: Na última página do mesmo jornal vem uma fotografia do advogado, do tal senhor Sócrates, a dizer que este causídico responde por dívida de 94 mil euros à Caixa de Previdência dos advogados. A execução já entrou nos Juízos de Lisboa e as contas bancárias de João Araújo serão agora congeladas. Eu signatário deste artigo não sei nada, limito-me a dizer o que nos jornais vem escrito.

Os advogados costumam dizer para os Juízes no final das suas alegações de direito “e V. Exas farão como sempre a costumada Justiça”. É o que eles pedem. E, para terminar, tudo a continuar assim, parece-me bem que NÃO ESTÁ CERTO.