Grupo de alvaiazerenses entregou 300 litros de azeite em Oliveira do Hospital

Solidariedade

“Azeitona solidária” é o nome de uma iniciativa liderada pelo alvaiazerense Alberto Gonçalves, residente no lugar do Zambujal, iniciativa que, como o próprio explicou ao Jornal “O Alvaiazerense”, nasceu por acaso: “estava a apanhar azeitona com a minha mulher e mais dois primos e já andávamos um bocadinho fartos, quando eu na brincadeira disse que devíamos era dar a azeitona que faltava a alguém que quisesse apanhá-la e depois entregar o azeite a quem mais precisa”.

A brincadeira acabou por se transformar em realidade quando Alberto Gonçalves colocou na sua página de Facebook um apelo não só para quem quisesse apanhar azeitona de forma voluntária, mas também aos proprietários de oliveiras que quisessem dar a sua azeitona para apanhar, tudo isto com uma nobre causa: entregar o azeite à população de Oliveira do Hospital, cidade fustigada pelos incêndios florestais de outubro, onde arderam 200 habitações, fazendo 12 mortos e também a perda de 7500 cabeças de gado (ovelhas e cabras).

Com a publicação do Facebook e a preciosa colaboração do Padre André Sequeira, que divulgou a iniciativa nas eucaristias, a adesão foi extremamente positiva, tal como Alberto Gonçalves explicou: “um grupo de pessoas do Fárrio, do concelho de Ourém, prontamente se disponibilizou para vir a Alvaiázere apanhar a azeitona, e a Rita Gabriel, do Lagar da Venda dos Olivais, disse logo que a azeitona seria moída de forma gratuita. Entretanto, a Quinta da Cortiça ofereceu-nos um grande olival para apanhar azeitona e durante dois dias fomos fazê-lo: no primeiro dia éramos 16 e no segundo dia um grupo de 20 pessoas”.

No total, foram apanhados cerca de 1400 quilos de azeitona que, depois de moída, resultou em 235 litros de azeite. Devido a algumas contribuições de particulares, o total de azeite a entregar foi na ordem dos 300 litros, tendo os garrafões sido oferecidos pela Casa Rodrigues, do lugar de Ponte Nova, freguesia de Almoster, e os rótulos dos mesmos ilustrados pelas crianças do Jardim de Infância de Alvaiázere.

Alberto Gonçalves entrou em contacto com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e, no passado dia 27 de novembro, o grupo deslocou-se até lá numa carrinha gentilmente cedida pela Câmara Municipal de Alvaiázere para fazer a entrega dos 300 litros de azeite. Este azeite será um dos produtos dos cabazes de Natal que a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai entregar às famílias mais carenciadas, estando desde já o grupo de Alvaiázere convidado a assistir a esta entrega.

Alberto Gonçalves mostrou-se extremamente satisfeito com o resultado desta iniciativa, que considerou “um gesto muito bonito da parte de todos os envolvidos”, deixando um agradecimento muito especial ao Padre André Sequeira pela ajuda na divulgação da mesma, a todos os que ajudaram a apanhar azeitona, à Quinta da Cortiça, ao Lagar, à Casa Rodrigues, ao Jardim de Infância de Alvaiázere e à Câmara Municipal.

Cláudia Martins