PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Comemoração do Dia do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere e Cerimónia do Diploma

31 de Janeiro de 2020

O Agrupamento, cumprindo o que já se assume como uma dinâmica de rotina no seu plano anual, comemorou, no dia 24 de janeiro, o seu dia, num alargado mapa de atividades dirigido a todos os ciclos de ensino e extensível à participação dos pais e encarregados de educação.

Foram diversas as atividades lúdico- pedagógicas, de acordo com a faixa etária dos alunos. Para os mais pequenos, entretenimentos como a Urgência 112, os Joguinhos, fantoches e outros miminhos, Leituras desenhadas, o Consultório de Saúde Oral, Laboratórios abertos, o workshop de mindfulness, entre outros. Para o segundo ciclo houve a Oficina de teatro, música, Vamos dançar, karaoke, filmes, atividades com a colaboração dos pais (“Familyart”) e um Quizz. Os mais crescidos, ainda que muitos estivessem a dinamizar atividades conjuntamente com os professores, também se divertiram e aprenderam com os jogos medievais e tradicionais, as atividades desportivas, o karaoke e com o “Quem quer ser sábio”, que já se evidencia como momento de grande entusiasmo. Os alunos do 10º ano, do curso de Línguas e Humanidades, proporcionaram ainda uma pequena viagem pela Cidadania e Educação – desde a Antiguidade à atualidade.

À semelhança do ano anterior, o mapa de atividades contou com a colaboração da ACRA que, para além de os presentear com atividades divertidas, permitiu rever ex-alunos da Escola.

Este foi também o dia escolhido para hastear a bandeira alusiva à distinção do Agrupamento relativamente ao Selo “Escola Saudávelmente - Boas Práticas de Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão”, atribuído no dia 27 de novembro de 2019, numa pequena cerimónia que contou com os alunos do Clube dos Amigos da Mediação.

Pelas 16h, realizou-se o tradicional mega lanche partilhado, onde a fartura da mesa se deveu à pronta resposta de toda a comunidade educativa, em ambiente animado pela música proporcionada pela Associação de Pais.

A comemoração terminou com a Cerimónia do Diploma, tendo sido entregues os diplomas e certificados aos alunos que se distinguiram e terminaram o seu percurso neste Agrupamento. Foram chamados ao palco os alunos que se destacaram, não só na vertente académica, mas noutras, como a artística, a matemática, a cultural, a desportiva e a da cidadania. Uma festa que encheu a Casa da Cultura de Alvaiázere, animada pelos dotes musicais dos alunos que se prontificaram a colaborar.

Um dia em que o Agrupamento se transformou numa sala de aula gigante, de trabalho colaborativo, onde foram lecionados muitos conteúdos das mais diversas áreas do conhecimento, indo ao encontro da flexibilidade curricular e da articulação das aprendizagens.

A direção aproveitou a oportunidade para deixar um agradecimento a todos os que colaboraram e fizeram deste um dia diferente!