PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

XIX Grande Prémio de Marcha Atlética de Alvaiázere

CF Oliveira do Douro venceu prova

30 de Novembro de 2018

Alvaiázere recebeu, no dia 3 de novembro, a XVII Légua de Marcha Atlética / XIX Grande Prémio, uma organização conjunta entre o jornal “O Alvaiazerense” e o Grupo de Amigos Casais do Vento (GACV).

A edição deste ano contou com 117 atletas inscritos, dos quais 105 participaram efetivamente na prova. Registou-se um aumento no número de marchantes (73 atletas participaram em 2017) e o número de equipas foi igual, 21. Oriundas dos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal e Vila Real, este ano a prova contou com a participação especial de uma atleta (Diana Obemeyer) vinda da Alemanha, o que comprova a sua qualidade e bom nome, até fora das fronteiras portuguesas.

À semelhança do ano passado, na classificação por equipas, o Clube de Futebol de Oliveira do Douro (Porto) foi a grande vencedora com um total de 167 pontos, em segundo lugar ficou o Grupo Desportivo Popular de Chão Duro (Setúbal) com 91 pontos e em terceiro lugar classificou-se o Centro de Atletismo Galinheiras (Lisboa) com 61 pontos. A equipa do Grupo de Amigos Casais do Vento, a correr em casa, terminou em oitavo lugar com um total de 24 pontos.

O escalão de veteranos foi o que registou maior número de participantes, 31 atletas, seguindo-se o de infantis com 23 marchantes e o de benjamins com 15 atletas.

A prova arrancou pelas 15h00 junto à Escola Dr. Manuel Ribeiro Ferreira e o percurso fez-se na envolvente daquela zona. Ana Zueva, do clube Nascidos para Correr AD foi a primeira classificada nos benjamins femininos com a marca de 5.37. Nos benjamins masculinos, Tiago Ribeiro do clube CF Oliveira do Douro venceu com o tempo de 5.51. A prova dos benjamins teve um percurso total de um quilómetro.

No escalão de infantis (que percorreram dois quilómetros), Samanta Zueva do clube Nascidos para Correr AD marcou o tempo de 11.13, em feminino, e André Campos do CF Oliveira do Douro venceu com um tempo de 11.10, em masculino.

O escalão de iniciados também percorreu a distância de dois quilómetros e do lado feminino a grande vencedora foi Marta Freitas do CF Oliveira do Douro com um tempo de 10.33. Na secção masculina, venceu Gustavo Gomes do Clube de Atletismo Marinha Grande, com um tempo de 9.53.

O escalão de juvenis, juniores, seniores e veteranos percorreram todos uma distância de cinco quilómetros. Raquel Pimentel, do CF Oliveira do Douro, venceu no escalão de juvenis femininos com o tempo de 27.55 e não houve atletas masculinos a correr neste escalão. Joana Pontes, do Leiria Marcha Atlética venceu a categoria de juniores femininos com o tempo de 26.57 e Rúben Santos do Sporting Clube de Portugal (o único a correr no seu escalão) classificou-se em primeiro lugar com o tempo de 22.56.

Nos seniores femininos, Nádia Cancela, do GRECAS venceu com o tempo de 25.13 e nos seniores masculinos, Vítor Cabral do CF Oliveira do Douro ficou em primeiro lugar com o tempo de 23.43.

O escalão de veteranos femininos dividiu-se em três categorias (F35, F40 e F50), tendo as atletas Elisabete Silva e Sandra Silva, ambas do Grupo Chão Duro ganho as categorias F35 e F40, com tempos de 30.44 e 25.51, respetivamente. Na categoria F50, Maria Joaquina Peixoto, da Escola do Movimento levou a medalha de ouro, com um tempo de 31.04.

O escalão de veteranos masculinos dividiu-se em M35, M40 e M50, sendo que não houve ninguém a correr nos M35. Em relação às restantes categorias, Manuel Silva do CF Oliveira do Douro venceu em M40 com o tempo de 24.08 e Gonçalo Rebelo do Grupo Desportivo de S. Domingos – Lx classificou-se em primeiro lugar com a marca de 32.25.

Por último, mas não menos importante, a prova de desporto especial contou com oito marchantes que percorreram um total de dois quilómetros. Ana Borgas e Inocêncio Sousa, ambos do APPACDM Santarém venceram nas suas categorias com os tempos de 15.50 e 11.53, respetivamente.

Depois de todo o esforço que a prova exigiu, atletas, treinadores, familiares, dirigentes, juízes, organizadores e restantes convidados dirigiram-se para a cantina da escola, onde foram entregues os prémios e partilharam um lanche convívio.

Carlos Simões, diretor do jornal “O Alvaiazerense” usou da palavra e agradeceu a todos os presentes a sua participação e colaboração naquela que é a única prova de marcha em estrada, no distrito de Leiria. António Gonçalves, presidente da direção do Grupo de Amigos Casais do Vento discursou de seguida, agradecendo também toda a colaboração na organização desta prova e todo o interesse dos marchantes em participar.

A prova contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, Agostinho Gomes e do representante da escola, Henrique Lopes.

 

A organização agradece todo o apoio prestado, para além das entidades oficiais, pelas seguintes empresas:
Supermercado Minipreço - Alvaiázere;
Comércio de Carnes Maçanense - Palheiros;
Talhos Pinto - Alvaiázere;
Talhos Zé Grande - Freixianda;
Sicóbom - Cabaços;Loja dos Frangos - Alvaiázere;
Pastelaria “Sorte em vir aqui” - Alvaiázere;
Padaria Paulo Sá Oliveira - Vale de Aveleira;
Escola Dr. Manuel Ribeiro Ferreira - Alvaiázere;
Bombeiros Voluntários de Alvaiázere.

Ana Catarina de Oliveira