Semana da Idade Maior teve cartaz diversificado

Promovida pelo Município de Alvaiázere entre os dias 6 e 10 de maio, a Semana da Idade Maior é uma iniciativa organizada anualmente que tem como objetivos contribuir para a integração social da população sénior (institucionalizada e não institucionalizada), para o combate ao isolamento a que algumas franjas desta população está dotada e para a coesão social da comunidade Alvaiazerense.

À semelhança dos anos anteriores, o programa incluiu um conjunto de experiências enriquecedoras destinadas aos mais idosos, que lhes permitam ter melhor e maior qualidade de vida.

O primeiro dia desta edição da Semana da Idade Maior coincidiu com o Dia da Mãe e com a Festa de Nossa Senhora dos Covões. Assim, as celebrações tiveram início com a eucaristia seguida de procissão e da entrega de uma flor a Nossa Senhora. A tarde foi ainda marcada pela atuação da Filarmónica Santa Cecília de Alvaiázere e depois houve um lanche convívio e a oração do Terço pelas Mães.

No segundo dia, 7 de maio, realizou- se na Casa Municipal da Cultura um Concurso de Talentos, onde os seniores demonstraram os seus dons para a representação, o canto e a dança.

Este ano o tradicional passeio foi rumo ao norte, com a celebração da eucaristia na Igreja Paroquial de Nossa Senhora dos Navegantes (em Caxinas, Vila do Conde) à qual se seguiu o almoço e uma animada tarde de convívio na Quinta da Malafaia, em Esposende.

A saúde esteve em destaque no dia 9 de maio: no período da manhã, foi feito o rastreio de avaliação do risco da saúde cardiovascular e realizou-se a palestra intitulada “Alimentar o Coração”, por Maria Armanda Marques, nas antigas instalações do Centro de Saúde. À noite, pelas 20h30, a Casa Municipal da Cultura recebeu o Seminário “Florescimento Ativo: Princípios da psicologia positiva aplicada ao trabalho com idosos”, pelo orador Dr. Fernando Leite.

Na quinta-feira da Ascensão, ou Dia da Espiga, celebrado no dia 10 de maio, a população senior foi convidada a participar numa tarde desportiva na Mata do Carrascal, marcada por jogos tradicionais, jogos de tabuleiro e um passeio cultural para a tradicional apanha da espiga, tarde que culminou com uma sardinhada e caldo verde.

Esta Semana da Idade Maior, que incluiu atividades culturais, lúdicas, desportivas e de convívio, contribuiu para a melhoria das condições de vida da população sénior do Concelho, permitindo também aumentar a sua autoestima e o sentimento de pertença e de integração na comunidade na qual estão inseridos.

Cláudia Martins