Francisco Caetano da Silva foi o “alvaiazerense ilustre” homenageado e condecorado

Medalha de Mérito do Município

Francisco Caetano da Silva foi este ano o “alvaiazerense ilustre”, homenageado e condecorado com uma Medalha de Mérito, atribuída pela Câmara Municipal de Alvaiázere, durante as Cerimónias do Dia do Concelho, que decorreu na tarde do passado dia 13, na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere.

A Câmara Municipal de Alvaiázere pretende homenagear alvaiazerenses que marcaram de forma notável a história no Concelho.

Na parte final das comemorações, Francisco Caetano da Silva subiu ao palco para receber das mãos da presidente da Câmara Municipal, Célia Marques, a medalha de Mérito Municipal.

O homenageado nasceu a 13 de junho de 1924, no lugar de Galegas, freguesia de Pousaflores, concelho de Ansião, tornando-se residente em Alvaiázere há muitos anos, sendo filho de Maria de Jesus e de Alfredo Caetano da Silva, ambos falecidos.

Francisco Caetano da Silva, possui um trajeto de vida ilustre, destacandose o facto de ter sido provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere durante cerca de um quarto de século.

No final da década de 70, estando ainda na direção, criou um lar para a 3ª idade, dando assim início ao Apoio Domiciliário e de Centro de Dia. Desta forma mostrou a sua sensibilidade na área social, visto que criou uma solução à interminável lista de espera.

Na década de 90, ampliou e inaugurou as novas instalações do Lar de Idosos e da Creche Santa Cecília (tendo também a parte de Jardim-de- -Infância).

No entanto, não se ficou por aqui: no dia 20 de dezembro de 1974 foi eleito presidente da Junta de Freguesia de Alvaiázere, cargo no qual se manteve até 1976, e entre os anos de 1977 e 1980, desempenhou funções no executivo da Câmara Municipal como vereador.

Francisco Caetano da Silva festejou 92 anos neste mesmo dia, motivo que levou a presidente da Câmara a preparar uma simbólica lembrança, onde se cantaram os parabéns e se apagaram as velas de um magnífico bolo de aniversário.

O homenageado assumiu no passado um papel importante, tendo contribuindo de forma memorável para o progresso o Concelho de Alvaiázere.

Mónica Teixeira