PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Comemorações do Dia do Concelho

Presidente da Câmara Municipal afirmou que "Alvaiázere é um concelho de futuro e com futuro"

30 de Junho de 2015

As comemorações do Dia do Concelho tiveram lugar, como é habitual, na tarde do dia 13 de junho, na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere, tendo este ano sido presididas pela Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais.

Naquela que foi a sua primeira cerimónia do Dia do Concelho enquanto presidente da Câmara Municipal, Célia Marques começou por afirmar que "Alvaiázere é um Concelho de futuro e com futuro", uma vez que proporciona aos seus habitantes uma panóplia de mais-valias, nomeadamente ao nível da aposta na formação e na educação das suas crianças e jovens, não esquecendo de acarinhar e cuidar dos mais idosos, o que se traduz numa boa qualidade de vida. Salientando que pretende "dar continuidade ao trabalho desenvolvido" pelo seu antecessor, Paulo Morgado, acrescentou que pretende fazê-lo mas "com novos desafios e novas prioridades". Destas prioridades, destacou como sendo a principal tornar o Concelho de Alvaiázere atrativo para novos investidores e investimentos, para que se possa gerar riqueza e criar novos postos de trabalho.

Em modo de balanço do trabalho realizado, Célia Marques relembrou que estão em fase de conclusão projetos que vão permitir melhorar a oferta de serviços públicos, bem como garantir a sua equidade de todos no seu acesso. Neste projetos foram postos todos os esforços, nomeadamente ao nível da saúde, com a construção do novo Centro de Saúde de Alvaiázere, que permite contrariar a política de centralização e a falta de recursos humanos no setor; e da Educação, com a criação do novo Centro Escolar de Alvaiázere que vai receber os alunos das freguesias de Almoster, Alvaiázere, Pelmá e Pussos S. Pedro e que, apesar de obrigar ao encerramento das escolas, nas suas palavras, terá "melhores condições para educar os alunos do que aquelas que dispõem neste momento".

Na sua intervenção, a Secretária de Estado enalteceu a forma como o Concelho de Alvaiázere tem sabido aproveitar as oportunidades que foram surgindo no âmbito do programa comunitário, salientando alguns dos projetos levados a cabo nos últimos anos com o financiamento do QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional, afirmando que "é bem evidente a boa prestação do Município na captação e execução dos fundos do quadro comunitário que agora termina". Ainda no âmbito do QREN, Teresa Morais aproveitou para sublinhar o facto de Portugal ter uma taxa superior de execução do mesmo, muito superior à taxa média dos restantes países da União Europeia e para enumerar as potencialidades do quadro Portugal 2020, "direcionado para a criação de emprego e para o crescimento económico, mas não esquecendo a forte aposta na inclusão social, que reforçará o combate à pobreza e o apoio aos grupos mais vulneráveis".

No final, a Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, dirigiu-se especialmente a Célia Marques, a quem manifestou a sua inteira disponibilidade e agradeceu a resposta que o Município sempre deu aos seus apelos, uma vez que Alvaiázere integra a Rede de Municípios Solidários com as Vitimas de Violência Doméstica, tendo assinado já em 2015 um Protocolo com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, destinado à elaboração do seu Plano Municipal para a Igualdade.

No final da cerimónia, decorreu a visita oficial ao certame, na qual Teresa Morais teve a oportunidade de percorrer todos os stands, ficando a conhecer os produtores locais e provando as iguarias da região de Alvaiázere que tinham como ingrediente principal o chícharo, que deu o nome ao evento.