Comemorações do Dia do Concelho

Padre Celestino Brás foi o "ilustre alvaiazerense" condecorado com Medalha de Honra Municipal

O padre Celestino Ferreira Brás foi este ano o "ilustre alvaiazerense" homenageado e condecorado com a Medalha de Honra Municipal, durante as comemorações do Dia do Concelho, que se realizaram na tarde do passado dia 13 de junho, na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere. Na mesma cerimónia, foi ainda entregue a Medalha de Mérito Municipal à atleta internacional Vera Simões e ao Grupo Desportivo de Alvaiázere.

"Há um dever das instituições públicas de reconhecer publicamente o mérito e a virtude de quem se distinguiu dos seus pares", afirmou Manuel Lourenço, antes de anunciar as personalidades que o executivo municipal decidiu homenagear e condecorar este ano. Partindo do princípio de que "os bons exemplos devem ser motivo de enaltecimento", a Câmara de Alvaiázere deliberou condecorar o Padre Celestino Ferreira Brás com a Medalha de Honra Municipal.

Natural de Alvaiázere, Celestino Ferreira Brás foi ordenado padre a 28 de julho de 1963, em outubro do mesmo ano tomou posse da Paróquia de Maçãs de Caminho e em abril do ano seguindo tomou também posse da Paróquia de Alvaiázere, onde permanece até aos dias de hoje. Além das funções eclesiásticas, o Padre Celestino Ferreira Brás desempenhou ainda a função de docente no Colégio Vera Cruz e na Escola Dr. Manuel Ribeiro Ferreira, ocupou vários cargos na direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere e foi o fundador do Centro Paroquial de Solidariedade Social de Alvaiázere.

O presidente da Assembleia Municipal de Alvaiázere, Álvaro Pinto Simões, enalteceu a condecoração do Padre Celestino Ferreira Brás, recordando que trabalhou ao seu lado ao longo duas décadas, nas quais "tivemos tarefas árduas, lutámos muito pelos interesses do concelho de Alvaiázere e denotei sempre uma lealdade e uma dedicação no Padre Celestino Brás". Por estas razões, Álvaro Pinto Simões não tem dúvidas de que "o Padre Celestino será sempre recordado no concelho e na freguesia" e considera que "para mim será sempre um dos meus padres".

Vera Simões e GDA receberam Medalha de Mérito Municipal

Ao longo da cerimónia do dia do concelho, foram ainda entregues Medalhas de Mérito Municipal à atleta internacional Vera Simões e ao Grupo Desportivo de Alvaiázere. Além disso, os dirigentes, equipa técnica e jogadores seniores do GDA foram ainda alvo de "uma singela mas justíssima homenagem pelo título de campeões distritais alcançados nesta época".

A atleta Vera Simões foi a primeira personalidade homenageada da tarde, que recebeu das mãos do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude a Medalha de Mérito Municipal e do presidente da Câmara de Alvaiázere o respetivo diploma. Vera Simões, natural da localidade de Loureira, freguesia de Pussos S. Pedro, é hoje "a única atleta sénior internacional do concelho", apresentando um currículo desportivo de grande relevância, não só pelos títulos conquistados com as cores da Associação Estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra, mas também por representar o emblema nacional". Do vasto currículo desportivo, destaca-se a conquista do Campeonato Nacional de Sevens na modalidade de râguebi na época 2010/2011 e do Campeonato Nacional de 13 na modalidade de râguebi na época seguinte. Estes títulos valeram-lhe a chamada à seleção nacional de râguebi.

O segundo homenageado da tarde foi o GDA. O presidente desta importante associação desportiva do concelho, Sérgio Domingos, subiu ao palco para receber igualmente das mãos do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude a Medalha de Mérito Municipal e do presidente da Câmara de Alvaiázere o respetivo diploma. Manuel Lourenço lembrou que "ao longo dos seus 35 anos de existência, o GDA tem representado o nome do concelho de forma assinalável e meritória", adiantando que dos seus palmarés contam-se diversas subidas de divisão, conquistas de séries de campeonatos distritais e duas épocas em que a equipa sénior de futebol 11 disputou o campeonato nacional de 3ª divisão. "Todavia, o primeiro campeonato conquistado pelo clube da 1ª divisão distrital da Associação de Futebol de Leiria ocorreu na época agora findada", afirmou Manuel Lourenço, salientando que "o GDA ocupa um papel fulcral no concelho na promoção da prática desportiva em diversas faixas etárias", mobilizando centenas de praticantes de desporto e fomentando um conjunto de modalidades que vão para além do futebol.

Nesta tarde, foi ainda atribuída a Medalha do Concelho e respetivo diploma a Dário Xavier, pelos "préstimos concedidos ao GDA, que são sobejamente reconhecidos pela maioria das pessoas".

Carina Gonçalves