PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

30 de Abril de 2018

No dia 18 de abril comemorou- se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, uma data que visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que pretende alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.

“Património Cultural: de geração em geração” foi a temática escolhida este ano pela Direção-Geral do Património Cultural e pelo ICOMOS Portugal, com o objetivo de fomentar o diálogo entre a tradição e o progresso, de forma a assumir os valores das memórias como uma alavanca para o futuro e como uma ferramenta para o conhecimento, desenvolvimento e diversidade.

Em Alvaiázere, esta data foi assinalada com um conjunto de atividades organizadas pelos serviços educativos do Museu Municipal.

Pelas 14h30 iniciou-se o Passeio Pedestre pela “Ribeira do Olho do Tordo”, uma caminhada ao longo da ribeira que incluiu um momento de diálogo e partilha, em que se conversou sobre Moinhos, ouvindo estórias dos antepassados, que ali traziam milho e cereais para moer, e também comparando a paisagem antiga com a paisagem atual, que se constatou que se manteve praticamente inalterada.

No final houve lugar para um lanche partilhado, que procurou recriar os piqueniques de outrora, sendo que cada um dos participantes levou consigo uma iguaria da região, desde as petingas às pataniscas, da broa de milho ao queijo de cabra, sem esquecer o típico vinho.

Foi uma tarde muito bem passada, que contou com a presença de mais de 30 pessoas que assim tiveram a oportunidade de reviver em palavras e em sabores os seus antepassados e as suas memórias coletivas.

Cláudia Martins