PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Bombeiros Voluntários receberam ambulância do INEM

31 de Agosto de 2015

No dia 28 de julho, a corporação de Bombeiros Voluntários de Alvaiázere (BVA) recebeu, numa cerimónia formal que teve lugar em Lisboa, uma ambulância do INEM, fruto de um protocolo estabelecido entre as duas entidades.

Desta forma, os BVA passam a ser um Posto de Emergência Médica (PEM) do INEM, o que, na opinião do seu comandante, Vítor Joaquim, significa "mais uma viatura ao serviço da corporação, o que acaba por ser uma mais-valia por permitir uma melhoria do socorro prestado à população".

O novo veículo dispõe dos mesmos equipamentos já existentes nas restantes ambulâncias, por isso, Vítor Joaquim considera que o grande elemento diferenciador e a grande vantagem é o facto de "permitir uma prestação de socorro com uma equipa mais diferenciada". Esta equipa será constituída por elementos dos BVA, mas será necessário fazer um reforço de profissionais, que ainda está a ser analisado pela Direção.

De acordo com o INEM, as ambulâncias de socorro, tais como a que foi entregue em Alvaiázere, "estão fixadas em Postos de Emergência Médica operados por entidades agentes de proteção civil e são tripuladas por elementos destas entidades, com formação específica em técnicas de emergência médica pré-hospitalar, certificada pelo INEM".

Para além disso, a sua missão é "assegurar a deslocação rápida da tripulação ao local da ocorrência no mínimo tempo possível, em complementaridade e articulação com os outros meios de emergência médica pré-hospitalar, bem como o eventual transporte para a unidade de saúde mais adequada ao estado clínico da vítima".