JORNAL O ALVAIAZERENSE ... MENSÁRIO INDEPENDENTE DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE ... PROPRIEDADE DA CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
Jornal O Alvaiazerense
Director: Carlos Simões

Farmácias
de Serviço

Agosto de 2010

Dias 08 e 22
Farmácia Ferreira da Gama
Alvaiázere - Tel. 236 651 171

Dias 01, 15 e 29
Farmácia Pacheco Pereira
Cabaços - Tel. 236 636 258

Telefones
Úteis

Bombeiros: 236 650 750

G.N.R.: 236 655 337

Câmara Mun.: 236 650 600

Centro Saúde: 236 650 150

Hospital: 236 655 199

mais telefones úteis >

praça pública

Um espaço aberto à sua participação. Deixe-nos a sua mensagem, a sua opinião ou o seu comentário.
A Praça Pública é sua!

o seu olhar

Galeria dos Leitores Envie-nos as suas melhores fotos sobre Alvaiázere
para publicação na
Galeria dos Leitores

video

XVII Grande Desfile de Marchas Populares
Marcha da Freguesia de Almoster
mais videos

agenda

agosto

De Terça a Domingo
11:00 - 18:00

Museu Municipal de Alvaiázere

Museu Municipal Tempo, Espaço e Memória
Exposição permanente de ofícios tradicionais

Mostra Arqueológica do Concelho de Alvaiázere
Exposição permanente de Arqueologia

Pessoa Revisitada em espaços
Exposição temporária

Memórias de um território
Exposição temporária


Dia 01
FESTA EM HONRA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA
Local: Maçãs de Caminho
Org. Comissão de Festas da Freguesia de Maçãs de Caminho
Dias 07 e 08
FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E DE SANTA MARIA MADALENA
Local: Alvaiázere
Org. Comissão de Festas da Freguesia de Alvaiázere
Dia 08
FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E MARIA
Local: Pelmá
Org. Comissão de Festas da Freguesia de Pelmá
Dias 13 e 14
XIV FESTIVAL DE FOLCLORE DO RANCHO FOLCLÓRICO DA FREGUESIA DE PUSSOS
Local: Cabaços - Pussos
Org. Rancho Folclórico da Freguesia de Pussos
Dias 14 e 15
FESTA EM HONRA DE S. MIGUEL
Local: Bésteiro - Pelmá
Org. Comissão de Festas de Bésteiro
Dias 14 a 16
FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Local: Casais do Vento - Pelmá
Org. Comissão de Festas
Dia 15
PEREGRINAÇÃO DA BANDEIRA DE S. PEDRO A DORNES
Org. Associação de Apoio Social, Cultural, Desportiva e Recreativa de S. Pedro - Rego da Murta
Dias 21 - 13:00
CONVIVIO DE ALMOSTERENSES
Local: Salão da Junta de Freguesia de Almoster
Org. ASCRA - Ass., Social, Cultural e Recreativa de Almoster
Dias 21 e 22
FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Local: Almoster
Org. Comissão de Festas da Freguesia de Almoster
Dias 27 a 29
FESTA DE SÃO PAULO E SENHOR DOS AFLITOS
Local: Maçãs de D. Maria
Org. Comissão de Festas da Freguesia de Maçãs de D. Maria
Dia 29
FESTA DE SANTO ANTÓNIO
Local: Bofinho - Alvaiázere
Org. Comissão de Festas do Bofinho

desporto

Últimos Resultados e Próximos Jogos

GDA GDA

Fut 11 Seniores - CD I Divisão Norte:
15/05 Jorn. 32: Motor Clube 1 - 3 GDA
23/05 Jorn. 33: GDA 4 - 0 Cat. Pêra
30/05 Jorn. 34: Arcuda 1 - 0 GDA


06/06 17:00 Final Distrital:
Albergaria dos Doze
GDA - GRAP Pousos


ACREDEM ACREDEM

Futsal Seniores - CD I Divisão Norte:
08/05 Jorn. 22: ACREDEM 4 - 5 Barreiros


CABAÇOS CABAÇOS S. C.

Futsal Seniores - CD II Divisão Norte:
08/05 Jorn. 21: Avelarense 6 - 6 CABAÇOS
14/05 Jorn. 21: CABAÇOS 7 - 6 ETP Z. Pinhal



Classificações Finais >>>

olho vivo

OLHO VIVO
Em Alvaiázere
Com trancas, mas... para estar aberto!

sudoku

Notícias


Freguesia de Alvaiázere

30 de Setembro de 2009

Entrevistas aos candidatos cabeças-de-lista à Assembleia de Freguesia de Alvaiázere

No contexto da realização das Eleições Autárquicas, a 11 de Outubro, o Jornal "O Alvaiazerense", deu voz directa a todos os candidatos à presidência dos órgãos autárquicos (Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia).

Como habitual neste tipo de entrevista, optámos por conceder um espaço limitado a cada candidato, igual em cada órgão, e para entrega em determinado tempo. Na ordenação foi seguido o critério do sorteio oficial estipulado para os boletins de voto.

Esperamos com esta disponibilidade contribuir mais uma vez para uma melhor informação à população, para que o seu voto seja mais esclarecido. Mais se esclarece que este espaço é da inteira responsabilidade dos candidatos. As questões colocadas a todos os candidatos foram:

Questões:

1 - Porque se candidata (recandidata)?
2 - Quais os principais projectos que pretende dinamizar?


Vitor Barros Joaquim

Vitor Barros Joaquim

PSD

1 - Porque se candidata?

Recandidato-me à Assembleia de Freguesia de Alvaiázere pelo PPD/PSD, porque continuo com forte motivação para trabalhar e com projectos para a Freguesia. Após quatro anos na liderança do executivo autárquico estou convicto que conheço melhor a realidade da Freguesia, estando preparado para continuar a servir o interesse público e das populações. As pessoas conhecem-me bem, e sabem do que sou capaz e do quanto me esforço para desempenhar com rigor as minhas funções autárquicas, tratando por igual todos quantos a Junta presta serviços.

O meu objectivo é o bem-estar da população e o desenvolvimento da Freguesia. É aqui que vivo, foi aqui que iniciei a minha vida profissional e a exerço, é esta a minha terra. Por isso vou continuar a trabalhar por Alvaiázere, para que continue a existir o orgulho em viver aqui, e para que as gerações futuras partilhem também desse sentimento.

Contem comigo e com a equipa que apresento aos Alvaiazerenses, formada por gente séria, jovem, e com experiência, capaz de preparar o futuro. Porque também conto com todos.

2 - Quais os principais projectos que pretende dinamizar

Numa primeira análise de projectos gostaria de referir que o trabalho desenvolvido nestes quatro anos, foi pautado pelo total cumprimento a que nos propusemos. No entanto também foram solicitadas obras à Câmara Municipal desde; arranjos urbanísticos a remodelação de rede eléctrica em vários lugares da Freguesia; a asfaltamento de estradas, obras com alguma dimensão financeira que a Junta não poderia suportar, mas com o bom relacionamento existe entre as duas Autarquias (Freguesia e Município) foi possível a sua concretização. Não descurando também a construção da Casa Mortuária, obra que se encontra na sua primeira fase, e que será executada na totalidade pela Câmara Municipal.

No que concerne aos projectos que pretendemos dinamizar, a nossa preocupação, mais do que prometer projectos irrealistas, é continuar a trabalhar em prol da população, para isso apresentamos um compromisso para com a Freguesia de Alvaiázere, que se baseia em continuar a apoiar as actividades do Jardim de Infância e Escolas, Incentivar e apoiar a participação dos Jovens nas vertentes desportivas e culturais, Promover a criação de um espaço para ocupação dos tempos livres destinado a seniores, Reforçar a interligação com as Instituições/ Associações da Freguesia, Melhorar a sinalética vertical, Dar continuidade à preservação do património da Freguesia, Manter a limpeza de ruas e valetas nos vários lugares da Freguesia, Continuar os arranjos urbanísticos, Dar continuidade à beneficiação e colocação de tapete/calçadas.

Irei continuar a solicitar à Câmara Municipal a realização de obras/projectos, que a Junta de Freguesia não tenha suporte financeiro para a sua execução, com o objectivo de melhorar o bem-estar da população.

Iremos continuar a ouvir as pessoas, como temos vindo a fazer até aqui, promovendo as diligências tidas por convenientes para a resolução das situações que nos sejam apresentadas.

Continuamos a trabalhar por Alvaiázere.


Ana Paula Ferreira

Ana Paula Ferreira

PS

1 - Porque se candidata?

Candidato-me após reflexão cuidada e ponderada do convite formulado pelo Partido Socialista, para encabeçar a lista à Assembleia de Freguesia, como independente. Desde cedo senti o fervilhar das responsabilidades na participação activa e no Rumo da Nossa Terra: Fui membro da Assembleia Municipal nos anos 90/94, fiz parte dos órgãos da Acra e da Albaiaz, actualmente sou membro da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia, vice-presidente da Associação de Pais e membro da Comissão restrita da CPCJ ; aqui estudei, aqui resido e exerço a profissão de Advogada.

Neste contexto, ciente das dificuldades deste desafio, mas atenta aos problemas da freguesia, decidi avançar, essencialmente, porque:

- Sinto-me orgulhosamente Alvaiazerense, e, nesta freguesia tenho as minhas raízes familiares, nos lugares de Zambujal e Pé-da-Serra; Esta é a terra que há mais de três décadas me acolheu, e que, entretanto, escolhi para viver, trabalhar e ver crescer e educar as minhas filhas;

- Motiva-me, essencialmente, uma forte ligação afectiva a esta terra e às suas gentes, polvilhada de um certo inconformismo e tristeza por ver e sentir o marasmo em que a freguesia de Alvaiázere, em particular, e o concelho em geral, se encontram;

- Conheço as potencialidades e valores existentes na Freguesia de Alvaiázere, quer humanos, ambientais, patrimoniais e culturais, e, as estreitas ligações que tenho mantido, essencialmente com o meio escolar e com os nossos idosos, e todas as experiências que venho colhendo no meu dia a dia de trabalho, permitem-me estar inteirada das prementes necessidades dos nossos concidadãos;

-Nada me move contra os mentores das anteriores formas de gestão e dinamização da freguesia, no entanto, muito gostaria de poder contribuir, pondo em prática novas visões e projectos que prevêem prioridades e formas de aproveitamento das nossas riquezas, distintas das que vimos tendo nos últimos tempos. O meu único objectivo é poder contribuir, activamente, para melhorar as condições e potenciar os meios para que as nossas crianças e jovens possam perspectivar e concretizar aqui a realização do seu futuro e, os nossos idosos possam preencher activa e saudavelmente os seus dias.

2 - Quais os principais projectos que pretende dinamizar

A equipa que me acompanha é jovem, dinâmica, detentora de ideias novas e de muita vontade em trabalhar para concretizar um vasto leque de projectos. Assim, sem descurar a colaboração a prestar à autarquia no desenvolvimento dos seus projectos e programas, propomo-nos, para além do mais, fazer o seguinte: Criação de uma bolsa de voluntariado para apoio a pessoas carenciadas e isoladas; Dinamização de um programa de férias intergeracional; Urbanização de terreno e venda a preços simbólicos visando a fixação de jovens; Elaboração de estudo da administração e potencialidades dos baldios da freguesia e modernização da sede da Junta de Freguesia.

Assim, deixo aqui o apelo aos concidadãos da FREGUESIA DE ALVAIAZERE para que sejam audazes, corajosos e apostem nas NOVAS OPÇÕES!

Sinto-me optimista...... e espero reunir condições para põr em prática "NOVAS VISÕES, NOVAS OPÇÕES"!........ Esta equipa precisa, no entanto da vossa confiança..... do vosso VOTO na Candidatura do PS À ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE ALVAIZERE!

Acreditem que na vitória a nossa directriz e partido será unicamente ALVAIAZERE!!


Tânia Ribeiro Simões

Tânia Ribeiro Simões

CDU

1 - Porque se candidata?

Candidato-me porque acho que o município precisa de renovar as ideias até agora sempre apresentadas, creio de devemos mudar de sentido de governação. Esta renovação só é possível se houver um diálogo e uma aliança de forças entre pessoas jovens, que acreditam num futuro melhor, e pessoas com mais experiência de vida.

2 - Quais os principais projectos que pretende dinamizar

Primeiro que tudo creio que apenas pode haver melhoria se as pessoas estiverem interessadas nessa melhoria e acima de tudo, envolvidas nessa melhoria. Acredito numa evolução sustentável, assim farei com que Alvaiázere possa ter condições para a fixação das pessoas sem descuidar da natureza que temos, que apenas não agrada as pessoas do concelho.

A criação de condições tanto para pequenos agricultores como para a indústria é algo importante para a criação de emprego e de uma economia no concelho. Incentivar ao uso de transportes alternativos é algo que poderia ser feito, embora seja um pouco difícil. Melhorar vias de comunicação é importante, tanto por serem condições necessárias para a agricultura e a indústria, mas também porque pode ajudar ao uso dos tais transportes alternativos.

Algo flagrante é a necessidade dos jovens de saírem de Alvaiázere. E temos que trabalhar isso, porque ser uma "terra pequena" não é uma desculpa para que se deixe os jovens partirem. Para realizar este trabalho, embora haja ideias, precisamos que estes mesmos jovens dêem também as suas, que participem, pois é para eles que iremos trabalhar e em que eu me fixar.

Tanto eu como a lista temos muitas ideias de projectos para Alvaiázere, mas mais uma vez, e como já deu para concluir, eu acredito numa politica em que a sociedade esta activamente e positivamente envolvida.

A mensagem que pretendo deixar aos alvaiazerenses, e portugueses em geral, é envolverem-se mais na vida política de modo a ajudar de forma construtiva a evolução sustentável e que não tenham medo de se exprimirem. E não deixem de votar, pois é um direito e um dever que adquirimos.


Alberto Gonçalves

Alberto Gonçalves

CDS

1 - Porque se candidata?

Em primeiro lugar quero agradecer esta oportunidade e cumprimentar todos os Alvaiazerenses. A razão que me levou a aceitar o convite do CDS-PP para me candidatar à Junta de Freguesia de Alvaiázere, é poder exercer livremente o meu dever de Cidadania, fazendo algumas coisas em benefício dos meus concidadãos. Alvaiázere pode, merece e deve ter um novo rumo. É urgente que se dê vida à Vila de Alvaiázere, é urgente fazer com que as famílias e os agentes económicos, através de acções concretas, regressem a Alvaiázere.

2 - Quais os principais projectos que pretende dinamizar

Como o espaço posto à nossa disposição é limitado, vou resumir o nosso programa. Apostamos fortemente na Acção Social, na Educação e bem-estar Infantil, na Saúde, na Segurança, na defesa do meio Ambiente e na utilização das Novas Tecnologias.

Há que apostar na dinamização dos nossos produtos endógenos principalmente no azeite. Criar circuitos turísticos dos "Lagares de Azeite", com o objectivo de conquistar segmentos de mercado com poder de aquisição, em perfeita sintonia com as outras Freguesias e com a Câmara Municipal.

Com isenção, frontalidade e transparência, vamos governar os destinos da Freguesia de Alvaiázere com as pessoas e para as pessoas, colocando a Junta ao serviço das verdadeiras necessidades das nossas gentes, gerindo de forma eficiente e eficaz os recursos que nos são atribuídos.


<<<



webdesign por PaCaSi
@ 2005 JORNAL "O ALVAIAZERENSE" - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS